top of page

Se há vida há ordem

Faz um tempo que tenho pensado a respeito da procrastinação – e eu cheguei a dividir isso no Instagram, mas percebi que precisava pontuar algumas partes e aqui estamos nós. Já reparou o quanto a procrastinação dá mais trabalho do que fazer tudo no tempo certo? Muitas das vezes, usamos a frase "se há caos, há vida" só para esconder a verdadeira condição do nosso coração: a falta de vida.

Quando Deus dá vida a algo, podemos perceber que há uma ordem de acontecimentos. Como por exemplo, em Gênesis 1. Deus criou um ambiente primeiro para depois criar o homem. Ou quando Deus deu a ordem ao profeta Ezequiel para que profetizasse aos ossos secos (Ezequiel 37).

Na barriga da sua mãe, o bebê é aos poucos formado, até que está pronto para nascer. Assim também é com as árvores, que também têm um processo de crescimento. Se uma árvore não estiver crescendo saudável, ela morrerá. Então, dizer que tem vida em meio ao caos, é uma mentira.

Parando para analisar, isso diz muito sobre em que ótica estamos a observar. Se estamos olhando pela ótica do Senhor ou se estamos olhando pela nossa visão limitada (que muitas das vezes está cansada, fatigada ou esgotada).

Um dia eu escutei uma frase dos meus pastores que dizia: “não dê nomes em meio às dores". Isso abriu minha mente: as dores não nos deixam ver as coisas com tanta clareza, assim também é o cansaço, tente esperar tudo passar e depois peça ao Senhor que mostre a Sua ótica. Muitas das vezes, verá que nada saiu do controle do nosso Pai.

Enquanto não pararmos de focar nossos olhos nos ossos voando, depois do profeta Ezequiel ter profetizado, não seremos capazes de ver um exército sendo formado, por exemplo, e assim teremos percepção precipitada. Não dê nomes aquilo que ainda está acontecendo. Mas por outro lado precisamos ter um cuidado com as atitudes que temos durante os processos que o Senhor nos coloca.

Isso porque temos a tendência de achar que só por estamos em uma fase ruim, podemos nos dar regalias, mas que muitas das vezes não nos convêm. Vou dar um exemplo: temos direito de tirar um tempo de descanso, mas fazer isso quando temos responsabilidades à nossa espera se torna procrastinação. E aí, o que era para ser uma “regalia” se torna falta de responsabilidade. Percebeu a diferença?

Dito isso...

Precisamos urgentemente aprender a dar nome certo para atitudes que nos fazem negligenciar a vida. Agora mesmo, repita isso: isto é procrastinação! Aqui iremos pontuar 4 consequências da procrastinação.

1 - Poderíamos ter feito tal tarefa discretamente e calmamente, mas acabamos fazendo com pressa, apenas fazendo de qualquer jeito e o resultado é algo executado sem excelência.

2 - Isso nos rouba a paz, porque ficamos pensando no tempo que está passando. Quanto mais o tempo passa, mais tempo você perde e o tempo que poderia/deveria estar fazendo outras coisas, não consegue porque o que você deixou para depois precisa ser feito agora.

3 - Não consegue ter um tempo de descanso, por não poder fazer uma pausa pelo motivo anterior - porque você tem coisas pendentes - e, portanto, não rende o quanto gostaria ou deveria.

4 - Viver constantemente atrasado em todas as áreas da vida resulta na negligência de tudo aquilo que traz vida, como encontramos no nosso cotidiano.

Ou seja, é na ordem diária que se encontra a vida.

Em conclusão, a procrastinação leva uma à vida de desordem onde a vida não anda, cresce ou ganha forma e se houver, será curta. É importante tomar medidas radicais para arrancar esse hábito prejudicial e alcançar equilíbrio entre responsabilidades e lazer para uma vida mais produtiva e cheia de propósito.

Que possamos, de uma vez por todas, arrancar a procrastinação e parar de negligenciar a vida que nos foi dada. Dessa forma, poderemos viver uma vida saudável e intencional.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page