top of page

A Defraudação Emocional

Sempre que a defraudação emocional é mencionada, geralmente concentra-se mais em falar do comportamento do defraudador e de forma superficial nos danos que ficam na pessoa defraudada. E eu entendo que o assunto é sempre abordado para tentar impedir de acontecer com outras pessoas e esse foco é muito válido, porque saber dessas coisas ajuda muitos a saírem dessa armadilha. Mas pessoalmente, eu sentia muita falta de conteúdos que me ajudassem a dar nomes para tudo que eu passei para sair dessa situação o mais rápido possível.

Muitas das vezes, o assunto sobre a pessoa defraudada é comentado superficialmente por dois motivos: a primeira por medo de aumentar a dor que aquela pessoa sente, pois é a mesma coisa quando mexemos numa ferida aberta; a segunda coisa é que como esse assunto, normalmente, só é abordado por pessoas que passaram por isso, acredito que na maioria das vezes ainda seja um assunto mal resolvido, mas negligenciar essa dor impede aquela pessoa de receber a cura que precisa e de forma rápida.

Existe muito conteúdo na internet sobre esse assunto. Então, falarei pouquíssimo sobre o defraudador e de forma mais específica sobre o que afeta a pessoa defraudada. A defraudação emocional, resumidamente, se trata de mentir e enganar outra pessoa, despertando nela um sentimento que o defraudador não quer ou não pode suprir (e como não quero que esse texto se torne um livro, vou deixar uma recomendação em vídeo no final).

Sinceramente, na época que eu descobri que fui defraudada, eu queria muito que a pessoa sofresse a mesma dor que eu sentia e ao mesmo tempo, eu me sentia um monstro por querer aquilo (até porque é a dor mais terrível que eu já senti). Eu fiquei sentindo toda aquela dor para passar logo. Muitas das vezes, eu só precisava jogar para fora todo esse sentimento, e o jeito mais eficaz que encontrei era me jogando aos pés de Jesus. Outras vezes, eu precisava só de um ouvido amigo e às vezes, tudo que eu precisava era chorar. Esses três passos são muito fundamentais quando feitos regularmente e no tempo certo. A cura pode demorar um pouco, mas tenho certeza de que isso funciona.

A defraudação emocional destrói totalmente a autoestima, a confiança e a forma da pessoa se socializar. A pessoa que saiu de uma “relação” na qual era defraudada se sente, num primeiro momento, como se houvesse levado um soco que a tivesse tirado totalmente do eixo.

A origem da defraudação fala de uma fraude, de um golpe ou roubo. Quando falam de uma defraudação emocional, isso diz de um roubo das emoções que você conseguia dar de graça para as pessoas à sua volta e até para aquela pessoa que você tinha algum sentimento (e que fingia demonstrar o mesmo por você). Aqui, quero pontuar algumas coisas que são totalmente afetadas quando passamos pela defraudação emocional.

Confiança

Quando passamos por uma defraudação emocional, a nossa confiança em geral é destruída. Passamos a desconfiar de todo mundo. É tanta desconfiança que a vontade de se isolar aumenta num nível sem explicação.

Me lembro que era uma coisa que aumentou muito quando passei por essa situação. Se antes eu conseguia enfrentar consideravelmente bem a vontade de me isolar, depois do episódio da defraudação emocional, eu já não conseguia: era uma dificuldade grande ter que conversar com alguém.

A forma que eu encontrei para enfrentar essa vontade foi falando tudo para minhas amigas e elas me ajudaram muito, me chamando para conversar, deixando eu desabafar, me chamando para ter tempo de qualidade e etc. Uma dica aqui: tenha amigos próximos (que conheçam o teu coração e falem ao teu coração - não falo de afeto) que possam te distrair ou te ajudar a enfrentar tudo que precisa enfrentar.

Autoestima

Como nossa autoestima é afetada… meu Deus! Lembro de ter conversado com uma amiga que viu de perto tudo e nem precisei falar o que a pessoa fez comigo porque ela testemunhou. Um dos assuntos nessa conversa foi o quanto me sentia enganada e o quanto isso mudou muito o meu olhar sobre mim.

Aliás, eu conhecia o assunto de cor e como eu me deixei enganar? Será que eu me conhecia? Tudo era motivo de duvidar e me lembrar o quanto estava enganada. A forma que eu lidei foi lendo as escrituras e me apegando a toda Palavra nela contida, de forma completa mesmo.

Uma das verdades que eu mais me apeguei nesse tempo foi que o olhar do Senhor nunca me enganou, suas intenções foram as mesmas desde o início.

Os sentimentos

Por mais que seja um assunto muito amplo, quando passamos por algo assim parece que fica uma bagunça e realmente fica. Nesse tempo parece que viramos uma bomba-relógio de emoções que irá explodir a qualquer momento!

Lembro que quando começava a sentir essa vontade de explodir, eu corria para o Senhor e tentava descrever ao máximo o que estava sentindo. Por quê? Pois era assim que eu não descontava em pessoas que não tinham nada a ver com o que eu estava passando. Muitas das vezes eu não sabia o que era e pedia ao Senhor que me ajudasse a identificá-las.

Essas daqui são só algumas das coisas que são afetadas quando somos defraudados emocionalmente. Talvez aqui não tenha tudo o que sentiu ou ainda vai sentir – até porque somos pessoas diferentes e passamos por níveis diferentes de defraudação –, mas a dica de ir até o Senhor e relatar todas as coisas que te afetam é o mais eficaz.

Aqui eu coloquei algumas etapas que eu passei. Como já sabemos, essa ‘descoberta’ é uma fase de desilusão, mesmo que cause muita dor e destruição daquilo que era perfeito na nossa cabeça, essa desilusão é muito boa pois agora você consegue ver a verdade. O mundo em que vivemos é decaído, ou seja, nada aqui é perfeito, muito menos as pessoas com as quais nos relacionamos ou iremos nos relacionar.


Aqui estão os links dos vídeos:





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page