top of page

Os Cinco Solas - Reforma Protestante

Em comemoração pelos 502 anos da Reforma Protestante fizemos esse texto para falar um pouco da história tão importante na vida da Igreja. Tudo começou quando alguns homens, sendo um deles, chamado Martinho Lutero, viu que algumas coisas estavam erradas na igreja católica e eles resolveram escrever um documento com 95 teses, fazendo várias críticas a igreja católica e ao papa.

Lutero chamava os cristãos ao arrependimento e a fé, pois ele defendia que somente a fé era capaz de salvar as pessoas. Ele também defendia a liberdade da leitura e a interpretação das sagradas Escrituras. Com isso, Lutero traduziu a Bíblia do latim ao alemão, tornando a bíblia mais acessível. As iniciativas de Lutero trouxeram mudanças significativas para igreja!

Aqui nesse texto iremos deixar explicado princípios fundamentais da Reforma Protestante, que são "cinco solas".


Sola Scriptura (Somente as Escrituras): As escrituras são inspiradas por Deus, embora essa realidade não anule o envolvimento de autores humanos, mas a verdade é que toda a Palavra é plenamente do Senhor.

A Palavra é verdadeira, confiáveis, cheia de autoridade, perpétua e muito poderosa, por que vem de Deus. Sua mensagem é coerente e consistente em seu testemunho sobre Jesus Cristo. Por sua vez, ela tem o poder de mudar a nossa vida, visão e coração por completo.

Sola Fide (Somente pela Fé): Hebreus 11 é um lugar que tem a exposição mais detalhada sobre a fé e um dos capítulos mais amado do Novo Testamento. Mas ainda assim, é o assunto que mais se equivocam.

A verdadeira fé que correspondente biblicamente, implica a a ação confiante em resposta ao que Deus revelou. E em hebreus 11 nos mostra bem isso, a fé precisa estar ativa em todas as circunstâncias da nossa vida e em diferentes delas os resultados serão distintos.

Mas afinal, o que significa viver pela fé? A fé é dar respostas certas, com verdades bíblica, em nossas diversas circunstâncias, a confiança de que Deus existe e recompensa aqueles que O buscam.

Sola gratia (Somente a Graça): Pense em todas as coisas mais importantes da vida, é por meio da graça que obtemos toda a bondade e favor de Deus para realização, isso não é, o melhor carro ou a mansão mais cara do momento, mas o perdão, vida eterna, relacionamento íntimo com Deus, e etc.

A alegria e a ações de graças são atitudes apropriadas diante da graça de Deus.

Tudo dessa vida e na nossa vida eterna depende da graça de Deus.

Solus Christus (Somente Cristo): O termo grego Christos equivale ao hebraico mashiach (que é o mesmo que ungido) que quer dizer "messuad" ou "Cristo".

Os judeus do tempo de Jesus achavam que o Ungido iria vim como um guerreiro que viria destruir todos os opressores trazendo vitória para eles (isso só vai acontecer na segunda vinda), mas Jesus veio como um homem comum que fazia coisas comum, que sofreria na Cruz e isso era conflitante para os judeus, mal sabiam eles que Deus estava tendo misericórdia fazendo assim. E ao mesmo tempo o reino de Deus foi estabelecido da maneira que Deus queria!

Embora o tempo da sua segunda vinda de Cristo seja desconhecido (apesar de, que, pode acontecer a qualquer momento), nós precisamos ficar alerta aos sinais e aguardar a sua volta com grande expectativa.

Soli Deo Gloria (Somente a Deus a glória): Quando a Glória de Deus se manifestar, não é apenas uma luz brilhante ou nuvens cintilantes, mas uma expressão visível da sua realidade absoluta. A Glória de Deus é a manifestação de sua pessoa, poder e majestade. A Bíblia nos mostra, de forma variada, a Glória de Deus.

Deus oferece vislumbre limitado ou encoberto da sua glória, para que assim possamos conhecer a Sua realidade absoluta e visível, mas de forma cautelosa para que não morremos. Mas quando Cristo voltar, conheceremos a Sua Glória, não de forma limitado, mas assim como somos conhecidos por Ele.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page