top of page

Olhando para trás

Ano passado foi o ano que mais escrevi sobre descanso. Percebi isso depois de ter programado todos os textos.

Eu lembro da minha oração no culto da virada: não pedi dinheiro nem algo material ou algo que ocupasse as Suas mãos. Pedi descanso – e não era porque eu estava de alguma forma cansada, mas porque eu queria ver o que Moisés viu: a bondade de Deus.

Amo tanto toda a passagem de Êxodo 33:18-23 pois ali podemos ver a intenção de Deus e de Moisés, de ter um relacionamento íntimo e conhecer de forma singular. Quando Deus fala “... verás minhas costas...” Ele está querendo dizer que deixaria ver só os seus feitos e sua bondade, não exclusivamente do passado de Moisés, como já ouvi por aí, mas sobre os feitos, a bondade e a misericórdia de Deus - isso muda totalmente a nossa visão e Deus volta a ser o centro de tudo e não Moisés ou o povo de Israel.

Em Gênesis 2 diz que Deus descansou de todo o trabalho. O descanso nessa passagem não fala de um deus cansado ou fadigado do trabalho, até por que Deus não Se cansa, mas fala de um deus que estava desfrutando de tudo criado. Eu não queria ver a bondade de Deus sem conseguir desfrutar!


Eu vi a Bondade de Deus na Pessoa de Jesus!


Lembro também da sensação que senti ao entrar em um lugar totalmente escuro e tive que dar passos largos, sem noção nenhuma do que estava fazendo. O Senhor não tinha me falado o que ia fazer nesse ano e também lembro muito bem o frio na barriga que cada passo dado causava.

Eu não tinha expectativa nenhuma do que ia acontecer, só medo de dar algum passo e cair, mas eu vi a bondade de Deus, mais claro do que o sol. Eu não tinha esperança de nada, eu não conseguia ver nada, mas sabia que Ele, a minha Esperança estava preparando algo.

Eu provei e vi, de variadas formas, facetas da bondade de Deus e eu não posso dizer que Ele não me deu descanso, eu desfrutei da Sua bondade todos os dias desse ano.

Não que tenha acontecido grandes coisas nesses dias, mas passei a entender que pequenas coisas são as que mostram muito da bondade de Deus, como a segunda chance de se redimir quando falamos algo que não foi tão legal ou até para fazer aquilo que fazemos todos os dias com a excelência para alguém como se fosse para Deus.

Temos a abundância da bondade de Deus em Cristo no momento que Ele nos ensina a viver a vida d’Ele. Cada segunda chance que tive me mostrou a bondade de Deus e se eu parasse para contar o tanto de bondade que experimentei, não caberia aqui, mas a sua bondade esteve presente.

Eu provei e vi da bondade de Deus quando deixei de querer ter controle das coisas. Não sei se é porque estou numa cadeira motorizada e vejo o quanto tenho que ser responsável na hora de conduzir, mas de alguma forma eu entendi que não é terrível confiar n’Ele, entregar-Lhe o controle. É verdade que nossa mente tende a intensificar algumas coisas que na verdade são muito simples.

Olhando para trás é até patético pensar em como eu ficava quando tudo saia do meu controle. Eu parecia aquelas pessoas que ficam presas no mar e procurando ter controle da situação tentava sair com a força do próprio braço, quando na verdade é só não lutar contra o mar. Descobrir esse segredo me fez poupar muita coisa, mas as principais delas são: força cansaço e tempo.

Quando digo sobre essas coisas acima, não digo que aprendi tudo a respeito, mas tudo ficou mais leve quando aprendi a descansar em Deus, sei que muitas coisas sempre vão sair do meu controle, mas nunca vai ser tão estressante quanto pensava que seria, tendo Deus no controle. Se estivesse nas minhas mãos o estresse seria muito maior, mas o meu Pai controla isso espantosamente (e perigosamente e maravilhosamente kkk) bem. Eu não tenho o que temer, Ele sabe todos os macetes desse controle melhor do eu.

A minha oração para esse ano é mesma do ano que passou: desfrutar da bondade Deus. Que o meu olhar pra trás seja para ver a bondade e misericórdia de Deus.


“... E os meus esforços não compram Deus

Os meus esforços não te compram

Eu te conheci quando aprendi a descansar...”

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page