top of page

Descanso e contemplação

“Só faço o que vejo meu Pai fazer”


É trágico como costumamos fazer tudo com muita pressa e como deixamos que o ponto alto da fadiga nos alcance. Faz um tempo que eu fazia as coisas sem prestar muita atenção, até porque há muitas coisas pra serem feitas e eu sempre parava na minha exaustão mais aguda.

Estamos tão condicionados a fazer as coisas tão depressa, olhando somente para o que falta pra fazer, sem olhar para aquilo que já foi feito, que acabamos nos encontrando tão insatisfeitos, cansados e tristes. Eu também estava com esses “sintomas gripais" da insatisfação.

Sabe, Jesus se entregou e foi posto numa cruz para que vivêssemos uma nova vida, derramou seu sangue para termos acesso ao Pai e nos dá a identidade de filho. E sabendo que somos filhos, devemos procurar viver a vida boa e leve de nosso irmão mais velho.

Me lembro que durante um dos conteúdos que estava produzindo, escutei o Espírito Santo falar: “Jesus só faz aquilo que Ele vê seu Pai fazer, Karina!” E eu não entendi nada, porque o assunto que eu estava escrevendo não tinha nada a ver com o que Ele estava falando. Então, parei de escrever... Procurei ler João 5 e foi quando o Espírito Santo perguntou: “Você tem visto o que seu Pai está fazendo, Karina?” Eu percebi a triste realidade – Não, eu não estava vendo.


Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando


E fui direcionada a ler Gênesis 1, onde a criação estava sendo formada, mas o Espírito Santo estava dando mais destaque ao que estava escrito: “... E Deus viu que ficou bom.” Em todo o processo da criação, eu não via o Senhor falando o que faltava fazer, mas contemplando a criação e se admirando de toda sua feitura.

De alguma forma eu via o Senhor se divertindo com a sua criação sendo formada. Uma criação é uma coisa séria e com certeza, muito trabalhosa, mas olhando por essa nova ótica o trabalho não se tornou cansativo para Deus. E isso me tomou um bom tempo da minha mente… Quais são as ferramentas que posso usar para o meu trabalho?

Muitas das vezes, achamos que o nosso trabalho (ou o processo do trabalho) precisa ser pesado para ser chamado de trabalho, mas não precisa, o Senhor nos apresenta um modelo excelente – Ele mesmo. O Senhor quer que tenhamos uma vida leve e uma vida leve não tem nada a ver com uma vida privada de dificuldades (tire essa mentira da sua mente). Uma vida leve tem a ver com contemplar a forma que o Pai trabalha. Consiste em pegar as ferramentas, pegar a essência de como o Pai trabalha.

Se posso prolongar um pouco aqui para entendermos que o trabalho não precisa ser uma coisa pesada é só lermos a história de Israel no Egito. O povo de Israel estava escravizado pelo Faraó, mas Deus os queria libertar do trabalho pesado instituído por Faraó. Deus queria dar descanso para o Seu povo. Não é à toa que o Senhor deixa essa passagem na nossa bíblia, há algo que o Senhor quer nos comunicar!

Muitas das vezes, achamos que o Senhor se agrada dos trabalhos que nos deixam fatigados, mas não, Deus quer que trabalhemos da forma certa. Deus estava querendo dar uma nova vida ao povo de Israel, dando descanso. Isso quer dizer que eles nunca mais iam trabalhar? Não, tanto que depois eles tiveram que trabalhar para fazer o tabernáculo, mas Deus cumpriu o que prometeu sobre o dia do descanso.

O que meu Pai está fazendo?


Entenda que não estou romantizando o trabalho, só quero fazer os meus irmãos verem o que nosso Pai faz enquanto trabalha e trazer isso para as nossas tarefas do dia-a-dia e trabalho. Na minha imaginação fértil, imagino Jesus no seu trabalho na carpintaria criando um móvel novo. A cada detalhe que ia fazendo, Ele parava, se afastava um pouquinho para ver e dizia mentalmente: ‘ficou bom!’ Afinal, Jesus só fazia o que via o Pai fazer!

Ouso dizer que Jesus não tinha pressa pra fazer algo. Pare e veja o que seu Pai está fazendo, o fato de nós não estarmos vendo, não muda os planos de Deus. Ele continua trabalhando, não porque Ele precisa trabalhar e Ele não está trabalhando para que os nossos desejos se realizem, mas porque Ele quer que nós aprendamos a forma correta de trabalhar.

Estou aprendendo a inserir todas as coisas que vejo o meu Pai fazer. No primeiro capítulo de Gênesis podemos pegar chaves importantes e praticá-las em nossa vida cotidiana. Essas chaves se encontram repetidas vezes conforme a criação vai ganhando forma neste capítulo e isso quer dizer que Deus quer enfatizar algo para nós! E quero deixar registrado aqui com o foco de edificar mesmo.

A primeira chave é que o Senhor sempre trabalha por etapas. Gênesis 1 mostra isso muito bem. Ele sempre trabalha com processo, com crescimento lento, por etapas, com organização e planejamento. Deus fez a criação em sete dias (toda criação com todos detalhes que vemos hoje).

Não venha com essa de que precisa fazer tudo em um dia, por que nosso Pai não fez assim. Ele podia, mas não fez por amor a nós. Tenho certeza que você acharia um absurdo se visse um pai mandando o seu filho de 3 anos fazer algo que não é adequado para uma criança. O Senhor acha um absurdo que você faça tudo em um dia. Se organize como o nosso Pai faz e planeje como nosso Pai faz.

A segunda chave, “Deus viu e disse que era bom (NVI)”. Eu sei que já disse um pouquinho sobre isso mais acima, mas é necessário enfatizar e inculcar isso em nossa mente. Nesse versículo há três etapas - ao meu ver, onde Deus PARA pra VER o que foi criado e ADMIRA o que já foi criado. Eu sei o que você está pensando: “mas Karina, eu não tenho tempo para fazer essas etapas!”

Está bem, vamos investigar essa falta de tempo? Repare no seu dia e responda essas perguntas com sinceridade: O que mais faço no meu dia? Com o que gasto o meu tempo? É preguiça? Pare de ceder a condição do seu corpo ou sentimentos! É celular? Coloque horário para mexer! É Netflix ou Amazon? Então, coloque um dia específico da semana pra assistir. Seja radical quando a questão é falta de tempo!

Temos a mania feia de saber que temos bastante tempo pra fazer algo e procrastinamos, deixando tudo pra última hora. Procure ser radical se você sabe que tem esse problema: busque não saber data e nem hora e faça o quanto antes, sem pressa. Eu posso dizer que o cansaço diminui consideravelmente quando buscamos ser radicais a respeito do tempo que temos!

Às vezes a questão é simples, mas nem sempre temos disposição para arrancar da nossa vida, logo, perdemos a oportunidade de ter uma vida abundante e cheia de saúde por causa das nossas escolhas. Veja o que seu Pai está fazendo e escolha fazer o que Ele está fazendo!

Mas, voltando às etapas, depois de criar, pare pra só olhar o que fez - não com olhar de quem tem muitas outras coisas pra fazer, mas curtindo aquilo que fez ou criou. Aprenda a admirar aquilo que fez/faz sem se preocupar.

A terceira chave, “A noite passou, e veio a manhã. (NVT)” Deus tinha hora de parar com os trabalhos. Claramente, entendo o Senhor falando: ‘A noite não foi feita para trabalhar’. Amo a inteligência de Deus, pois, veja isso, o Senhor fez a noite e qual é a característica da noite? Escuridão! Na escuridão não tem como fazer nada porque não tem como enxergar no escuro e é na completa escuridão que nosso cérebro entende que é a hora de dormir.

Sei que hoje em dia é bem mais difícil deixar de fazer algo a noite, por isso digo que estou aprendendo, pois justamente nesse momento estou escrevendo às 20h para não esquecer o que preciso escrever. Eu não confio muito na minha mente para guardar as informações que são extremamente importantes, mas o Senhor vai me dar graça conforme dou respostas eficazes.

Por enquanto estou aprendendo a pensar o que preciso fazer na semana e tento colocar tudo no papel ou bloco de notas, depois organizo as tarefas que preciso fazer em cada dia da semana com hora pra parar. Às vezes, não consigo terminar ou começar algumas coisas da lista do dia. Tento não me culpar por não ter feito aquilo e movo a tarefa para um outro dia.

Está vendo tudo isso que o Senhor fez durante sete dias, tudo isso aprendemos vendo o nosso Pai fazer, só lendo o primeiro capítulo de Gênesis. Mas a criação não para aqui...


“E Deus descansou de todo o trabalho”


Em Gênesis 2 Deus descansou de todo o trabalho. Não está escrito que Ele estava cansado ou fatigado, mas que Ele descansou. A palavra “descansou” (no v.2) está falando que Deus usufruiu da criação, Ele parou de exercer a atividade ou ação do seu poder - em outras palavras, Deus parou de trabalhar porque nem tudo é trabalho, Ele curtiu sua criação.

Que divertido pensar que Deus, o Criador de todas coisas, que também é nosso Pai, usufruiu de toda a criação. E como filhos desse Pai precisamos entender que nem tudo é trabalho. Seu corpo pede um tempo de qualidade com pessoas à sua volta e que tanto te amam.

Não caia nessa mentira da cultura egípcia de que não pode tirar tempo para descansar! Nós não somos robôs que precisam sempre estar em atividade. Faraó tentou robotizar e escravizar o povo de Deus, mas assim como Deus os libertou dessa vida de escravidão, Jesus nos libertou desse peso e Ele quer que aprendermos a viver a vida!

Entenda que não podemos ser escravos do trabalho, mas também não podemos ser escravos do sábado. Aprenda a ver o que nosso Pai está fazendo e imite-O.


'Jesus respondeu: “Eu lhes digo a verdade: o Filho não pode fazer coisa alguma por sua própria conta. Ele faz apenas o que vê o Pai fazer. Aquilo que o Pai faz, o Filho também faz. Pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo que faz. Na verdade, o Pai lhe mostrará obras ainda maiores que estas, para que vocês fiquem admirados. Pois assim como o Pai dá vida àqueles que ele ressuscita dos mortos, também o Filho dá vida a quem ele quer. Além disso, o Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho autoridade absoluta para julgar, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho certamente não honra o Pai, que o enviou. ' (João 5:19-23)

Comments


© 2023 por Cantinho da KJ. 

bottom of page