top of page

Atenção, Sacerdotes. Convidada: Suellen Vania

Ló era um homem que conhecia os preceitos, ou seja, os mandamentos do Senhor, porém vivia fazendo escolhas erradas.

Sua primeira escolha foi a de ir para as Campinas de Sodoma e Gomorra - escolha essa baseada no que os seus olhos viram: na riqueza, prosperidade e beleza que aquela cidade apresentava.

Em Gênesis 13:13 diz-nos que os homens de Sodoma e Gomorra eram maus e grandes pecadores diante do Senhor. Ló foi para uma cidade onde não havia temor a Deus nem valores morais, era apenas depravação.

Essa escolha foi a grande ruína de Ló e de toda sua casa.

2 Pe 2:7 nos diz que Ló não concordava com as práticas daquela cidade. Ele vivia em conflitos.

Creio que quando Deus diz a Abraão que subia um clamor de Sodoma e Gomorra, acredito que aquele clamor era feito por Ló.

Embora Ló fosse um homem bom, ele foi falho como Sacerdote de seu lar. Sua família não o acompanhava em seus valores a Deus. Sua esposa e suas filhas eram apegadas aquela cidade: elas cresceram num modelo depravado de imoralidade.

Ló falhou em cuidar de seu lar, em discipular suas filhas, não imprimindo em seus respectivos corações preceitos do Senhor. Em Dt 6:7 Deus diz que se o assunto da conversa em casa, na mesa, fossem os preceitos do Senhor, os pais estariam permitindo seus filhos se apropriarem dos mandamentos do Senhor.

Suas filhas comungavam com o estilo de vida daquela cidade, tanto que elas eram noivas de jovens daquele lugar.

Outro erro de Ló foi permitir que suas filhas se unissem àqueles homens. (Abraão antes de morrer disse a seu damasceno que não permitisse que seu filho Isaque se casasse com as mulheres da cidade que viviam).

Seus genros também não o levavam em consideração alguma, pelo contrário debochavam dele.

Um fato curioso é que Ló ficava sentado à porta da cidade.

Ele até soube reconhecer, discernir os homens que chegaram à cidade de modo que insistiu que fosse a sua casa e foi hospitaleiro, mas outra atitude errônea de Ló foi o fato de querer entregar suas filhas para serem usadas pelos homens daquela cidade.

Qual pai faria tal coisa com suas filhas?Esse momento me fez refletir que Ló talvez já houvesse perdido a essência e talvez já estivesse corrompido, seus valores já não eram mais os mesmos. E que caráter era esse?

Sabe aquele tipo de pessoa que muitas vezes diz: “Enquanto eu cuido das coisas de Deus, Ele cuida da minha família?”

Tal fala é um grande erro, pois se Deus entregou uma família em suas mãos você é responsável por ela, cabe a você cuidar dela e zelar por ela.

Se Deus confiou esposa, filhos a você é seu dever, sua missão de vida cuidar, imprimir no coração deles a lei do Senhor e seus valores morais, para que não os percam.

Quando não fazemos isso, veremos igualmente o que aconteceu lá na casa de Ló: um homem bom que não compactuava com pecado, mas um lar que compactuava, uma família que tem seu estilo de vida mundano.

Não adianta eu ir na contramão do mundo e meu lar ir na mesma direção do mundo caído, que jaz no maligno.

Vemos muito isso: homens de Deus que são posicionados, que pregam, que são contra o estilo de vida que desagrada a Deus, mas completamente relapsos com seus lares, com sua família. Assim como Ló, vivemos num mundo caído com nível de depravação moral e sexual exacerbado. Se não cumprirmos o que diz em Dt 6:7, teremos o mesmo fim da casa de Ló.

Outra escolha/decisão que vejo como errada de Ló, quando foi apontado pelos anjos para ir fugir para o monte, ele decide que é melhor ir para outro lugar, o monte Zoar.

O Salmista diz “elevo meus olhos para os montes de onde virá meu socorro”. Os montes podiam ser a chance de Ló ser reconectado com Deus e suas filhas terem um encontro com o Eterno, mas ele optou não ir.

Foi então permitido que ele fosse para onde ele propôs ir e lá aconteceu o ato mais horrendo de toda a trajetória de sua família.

Suas filhas com seus corações completamente assediado pelos costumes de Sodoma e Gomorra o embebedam e dormem com ele, e em seguida engravidam de seu próprio pai.

Ló não foi destruído com Sodoma e Gomorra, mas sua casa (família) foi destruída pelo sistema de Sodoma e Gomorra.

Toda essa história nos leva a refletir sobre as escolhas e decisões que tomamos, que afetarão não somente a nós, mas ao nosso lar.

Ló foi pela aparência da cidade e pela prosperidade, e isso foi sua ruína como diz o ditado: Nem tudo que brilha é ouro.

Deus não é Deus de uma pessoa, ele é Deus de um lar, de uma família. Que possamos cuidar dela para que falemos como Josué “eu e minha casa serviremos ao Senhor”!

Outro ponto é que eu preciso discipular primeiramente meu lar para depois uma cidade. Ló queria pregar para aquela cidade valores de Deus, mas sua casa não vivia para os valores de Deus.

Como você tem exercido seu sacerdócio?

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page